Proponente: Gabriel Guaraciaba Calvoso Maia Professor | Artes Cênicas | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC Florianópolis
Coletivo Ponto
Ano: 2019
AFET.AÇÕES é, originalmente, uma instalação vídeo-performática realizada de maneira presencial, contudo, devido à atual situação, foi adaptada para o espaço virtual.
O projeto foi criado a partir do tema: afeto. Considerando o conceito de Espinosa como propulsor, no qual AFETO é “um estado de alma, um sentimento, é uma metamorfose ou modificação que ocorre simultaneamente entre corpo e mente”. Esse gatilho é naturalmente perpassado pela atmosfera atual que vivemos no país, na qual percebemos em ascensão comportamentos e atitudes violentas e intolerantes.
A maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir. Como sabemos, somos seres complexos e não só de razão é que existimos.
Muito importante evoluirmos na ciência e na tecnologia, mas quem cuidará do que sentimos?
AFET.AÇÕES é sobre sentir, sobre reagir, sobre estabelecer relações que transcendam as polarizações, sobre conectar, sobre agir. E agindo é que afetamos, refletimos e transmutamos em arte.
Arañi
Duração: 2'11
Classificação: 12 anos
"Arañi" é sobre este período de incêndios astrais, perigos cósmicos, ameaças naturais, de humanidade deslegitimada, Veneno de Tempos Furiosos. Um registro poético, inspirado no universo de nossas emoções, sensações, e afetos, de natureza exposta ou sutil, da manifestação sensível daquilo que nos afeta num plano metafísico, de acordo com o espírito de nosso tempo: Tempos Furiosos!
BRASA - Bento Ribeiro B'Ro.
Duração: 4'48
Classificação: 12 anos
Aquece, queima, ilumina a escuridão.
O centro do movimento, a base da dança do fogo.
O sol é uma brasa flutuando na infinita imensidão.
Caseiro - Krys KW
Duração: 13'14 Classificação: 12 anos
Essa vídeo performance é parte de um processo de pesquisa de performance audiovisual, iniciado antes da quarentena e que como tudo, foi afetado e tentou se adaptar.
Composto Afetivo
Duração: 8'58 Classificação: 12 anos
Das Coisas Que Aprendi
Duração: 6'36 Classificação: 12 anos
"das coisas que aprendi" é um exercício de enfrentamento, das imagens de si mesmo, das dificuldades em se ouvir e deixar dizer. No risco de ser o que se é, na leitura dos afetos, na escuta do que a natureza tem a dizer sobre re-existir, aprende-se a buscar o que está enraizado, a ver a força que sustenta e faz acreditar. Entre plantar e ser, o cultivo de escolhas, possibilidades e ensinamentos para encarar as adversidades e cuidar do que ainda não floresceu.
Lua Nova
Duração: 6'39 Classificação: 12 anos
O projeto Lua Nova foi idealizado a partir da busca pelo afeto. Como a relação com as pessoas e os próprios pensamentos interferem nos sentimentos? Uma busca infinita por auto conhecimento e um julgamento sobre o passado e o futuro próximo.
As dúvidas de grandes decisões e o medo das lembranças a muito tempo guardadas ganham um espaço ensurdecedor. Um silêncio dolorido. As palavras não faladas, apenas pensadas na quietude, uma procura por ter algo a dizer mesmo sabendo que se tem um mar de sinônimos guardados.
Lua Nova é a esperança de viver a vida sendo o que é, aprendendo que cada dia é um e cada eu é um. Nenhum descartável.
Mud
Duração: 7'00 Classificação: 12 anos
MuD nasce do caos. É expurgo do desespero de uma realidade Brasil, 19. A realidade é tóxica, como se o ar que respiramos de um momento a outra virasse veneno.
Estamos afundando em lama a cada dia que passa. Nas estantes, frutas e verduras brilham cada vez mais. É tão claro, está tão exposto, que quase não se pode ver. É como uma foto.
Nada em Mim
Duração: 4'30 Classificação: 12 anos
Nada em mim. Um convite, um mergulho, entranhar-se. Descobrir o que há, o que é, como pode se transformar. Algo que não é habitado, oco, ausente. Um espaço vácuo, desprendido de coisas, vazio, nulo.
Como você o vê? Um corpo que dança, respira, sufoca, se prende, afoga. Corpo objeto, apagado, que vira outro, que deixa de ser corpo. Corpo afetado. Corpo afetante. Como reagimos a tudo que nos afeta? O que afinal nos afeta? Como meu corpo afeta os outros? Como o espaço me afeta? Como eu afeto o espaço? Nada em mim é sobre buscar, reagir, mergulhar ou secar em si mesmo. É sobretudo refletir-se no confinamento de si, ao encontro do que urge na mais profunda reentrância.
Torpor
Duração: 4'30 Classificação: 12 anos
1. sentimento de mal-estar caracterizado pela diminuição da sensibilidade e do movimento; entorpecimento, estupor, insensibilidade.
2. indiferença ou apatia moral; indolência, prostração.
1238
Duração: 6'04 Classificação: 12 anos
1238 é uma videoperfomance que surge com o questionamento sobre a definição e limitação, quando questionamos o que uma palavra significa e o que ela pode significar, é gerada a curiosidade sobre a especificidade dos conceitos por trás dessas palavras.
1238 é o caminho fluido que contesta os conceitos que nos moldam. Somos um grande composto de conceitos que não temos certeza se cabe à nos definir. Buscamos no reflexo do espelho uma resposta pra pergunta que sempre nos fazemos “quem sou eu?”. 1238 representa meu caminho entre as palavras pra responder essa pergunta com o afeto, por acreditar que o afeto nos aponta um caminho confortável para nos tornarmos quem queremos ser.
João Quinalha
Ficha Técnica:
Coordenação: Maíra Castilhos
Direção Geral: Maíra Castilhos
Direção de Fotografia: Guel Varalla e Dayane Ros
Apoio Técnico: LabCine | Laboratório de Estudos em Iluminação Cênica | UFSC
Iluminação: Gabriel Guedert
Produção: Alexandra Abreu, Alvaro Fieri, João Mario Monge Filho, Matheus Marques e Raphaella Lisboa
Realização: Coletivo Ponto
Performers | Vídeos:
Arañi - Márcia Cavalheiro
Brasa - Bento Ribeiro B´RO
Caseiro - Krys KW
Composto Afetivo - Karine
Das Coisas Que Aprendi - Jaqueline Naizer
Lua Nova - Kauana Machado
MuD - Gabriel Guaraciaba
Nada Em Mim - Dayane Ros
Torpor - Maycon José
1238 - João Quinalha
Comentários