História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena
- EXPERIMENTA
- 11 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Proponente: Juarez Bento da Silva Professor | Centro de Ciências Tecnologias e Saúde (CTS) | UFSC Araranguá
RexLab-UFSC - IFSC-Araranguá - Aldeia indígena Nhu Porã
Duração: 5'15 Ano: 2020 Classificação: livre
O projeto de extensão intitulado História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena fruto de uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Câmpus Araranguá e o Laboratório de Experimentação Remota - RExLab da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Câmpus Araranguá e desenvolvido na Escola Estadual de Educação Indígena Nhu Porã, situada no município de Torres-RS (distante 70km da cidade de Araranguá). O projeto de extensão foi submetido e finaciado pelos Editais PROEX 04/2018 da Pró Reitoria de Extensão do IFSC e aos Editais SeCArt - Bolsa Cultura UFSC –007/2017/UFSC e 001/2019/UFSC.
Foi concebido a partir do relato do professor indígena Francisco Moreira Alves, que falou da vontade e da necessidade que eles possuem de registrar a história e a cultura da aldeia e passar isso para as novas gerações. Falou do medo que tem de a história da tribo morrer junto com os poucos anciões que ainda vivem e que conhecem a fundo a história da comunidade.
As atividades foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar do e contou com a participação do professor indigena que ministra as aulas de arte, cultura e língua guarani. Participaram do projeto alunos do 4o ao 8o ano do ensino fundamental da escola indígena.
A coletânea de histórias foi escrita pelos próprios alunos, a partir dos relatos do professor indígena, pais e anciãos da tribo. As oficinas e o desenvolvimento das histórias aconteceram de forma concomitante às aulas, no período escolar e foram contadas como atividade letiva da escola
Durante a execução do trabalho, todas as atividades foram adaptadas à realidade da aldeia, principalmente as suas especificidades culturais e históricas. Os pais participaram ativamente das atividades e quando isso aconteceu, foi possível perceber nas crianças maior comprometimento e entusiasmo. Em diversos momentos foram realizadas reuniões com a equipe de professores, diretora e cacique da escola para verificar se o projeto estava atendendo às expectativas e conforme solicitação pequenos ajustes aconteceram. Após o desenvolvimento dos desenhos, foi realizada a diagramação do livro, feita pelos bolsistas de extensão e coordenadora do projeto. Nessa etapa, todas as histórias elaboradas pelos alunos foram digitalizadas e editadas. Como o texto original foi escrito em guarani, a presença do professor indígena foi importante, pois este fez a tradução para o português..
O livro foi lançado em formato de ebook e já está disponível em diversas plataformas digitais, com acesso gratuito. Além disso, diversas Escolas da região também já utilizam o livro para trabalhar a temática indígena em sala de aula.
Ficha Técnica:
Coordenação: Juarez Bento da Silva, Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha, Kuaray (Francisco Moreira Alves), Simone Meister Sommer Bilessimo
Participantes: Francisco Moreira Alves e alunos do ensino fundamental da Escola Indígena Nhu Porã de Torrres-RS.
Editor de vídeo: Isabela Nardi da Silva
Narração: Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha
Interpretação em Libras: Ramon Cunha
Legendas: Rangel Goulart
Foto e vídeo: Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha, Isabela Nardi da Silva
Comments