top of page
Foto do escritorEXPERIMENTA

Proposta coletivo Ilera: Breve amostra da expressão artística negra no Brasil

Proponente: Jefferson dos Santos Salviano

Estudante de Medicina | Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) | UFSC Araranguá

Grupo Baque CT e Berço do Marabaixo

Duração: 44'59 Ano: 2020 Classificação: livre


Visando incentivar a participação, a ampliação da compreensão quanto a diversas formas de expressão negra no Brasil e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC, buscaremos a representação do Marabaixo, pela voz do grupo Berço do Marabaixo, manifestação negra mais presente no Estado do Amapá, e também da representação do Maracatu de São Paulo, o grupo Baque CT (cidade Tiradentes zona Leste) por meio da voz de Camila Araújo.


O Marabaixo expressa o sincretismo religioso ocasionado pela resistência negra, dado em função de eventos desumanos da escravatura no período colonial brasileiro. Nesta representação os sujeitos negros se reinventavam para cultuar o divino em meio a hegemonia do catolicismo e as repressões da coroa portuguesa.


O Marabaixo tem como características seu ritmo musical e temas que discorrem desde a solidão da mulher negra "case com a moça morena lelê" até vivências do povo negro diante das transformações sociais voltadas ao povo branco "aonde tu vai rapaz". Soma-se a dança de roda de origem africana em que mulheres usam saia colorida e rodada, uma pequena toalha em seus ombros e laços ou flores coloridas em seus cabelos. Os homens usam camisa colorida, calça social em alguns casos e sapato social, chapéu e um tambor semelhante a Alfaia usada no maracatu.


O grupo Berço do Marabaixo de Macapá terá como representante a senhora Valdinete Costa, expondo seu conhecimento e vivência sobre o Marabaixo do norte do país e ampliando nossa compreensão sobre essa expressão. O espaço virtual será aberto para que a representante do grupo conte a história do grupo, influências, localização, abrangência e caso vejam possibilidade realizem apresentações de seus trabalhos.


O maracatu é uma expressão rítmica musical, de dança, e de ritual de sincretismo religioso, dada em blocos, acompanhada de percussão, com tambores (caixa e alfaia), chocalhos (Abê) e gonguê. Tradicionalmente difundida a partir do Estado de Pernambuco (no nordeste do país) e multiplicada no Estado de São Paulo por meio dos vários baques e companhias. O baque CT, é um projeto que se difunde nas escolas, teatros e centros culturais, principalmente da zona Leste de São Paulo, apresentando além do maracatu, o coco, e com isso levando aos diversos espaços um pouco da cultura nordestina presente no sudeste do país.


Ficha Técnica:


Direção, edição e atores: Baque CT

Comments


bottom of page