Proponente: Dirce Waltrick do Amarante
Professora | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) | Departamento de Artes (ART) | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC Florianópolis
Grupo Ciclopatas
Duração: 42'52
Ano: 2020 Classificação: livre
Sinopse:
A peça é um trabalho do grupo teatral Ciclopatas, de Florianópolis, que se dedica a levar para o palco adaptações da obra do escritor irlandês James Joyce, sem excluir montagens de outros textos da vanguarda do início do século XX, como de Gertrude Stein, Samuel Beckett e do teatro futurista italiano.
"Quando elas esperam" é uma adaptação da peça "Esperando Godot", de Samuel Beckett, escrita em 1949 e publicada pela primeira vez em 1952. Originalmente pensada para o palco, diante da pandemia e da necessidade de isolamento social foi transformada em uma peça radiofônica, ideia da atriz Maíra Castilhos, a qual já havia atuado em outros trabalhos do gênero. Em "Quando elas esperam", as personagens centrais da peça de Beckett, Estragon e Vladimir, se transformam em duas mulheres, o que não é novidade em montagens dessa obra beckettiana, que já foi encenada de diversas formas: apenas por negros, durante o apartheid, por internos de uma prisão em Sarajevo, por um elenco exclusivamente feminino etc.
Na montagem proposta pelo grupo Ciclopatas, Estragon é Cinderela e Vladimir é Branca de Neve. O que as duas esperam? Um príncipe encantado, um homem que lhe devolva a vida, no caso de Branca de Neve, ou que a tire da miséria que é sua vida, no caso de Cinderela. Se nas histórias infantis esses príncipes aparecem e salvam as donzelas em perigo, em "Quando elas esperam" nada acontece.
Ficha técnica:
Adaptação: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução de excertos de Esperando Godot: Fábio de Souza Andrade
Direção: Fabrício Bogas Gastaldi
Atrizes: Cinderela: Lílian Zoldan
Branca de Neve: Maíra Castilhos
Edição: Bruno Shigeo
Produção: Dirce Waltrick do Amarante
Imagem: Sérgio Medeiros
Arte final: Giovana Zimmerman
Grupo Teatral: Ciclopatas
Comments